A importância das mães para o comércio
As mães são um público-alvo extremamente importante para o comércio, sendo responsáveis por uma grande parte das compras em diversos setores da economia. De acordo com um estudo realizado pela Accenture, as mães representam um mercado de cerca de US$ 2,4 trilhões em todo o mundo.
Isso se deve ao fato de que elas são as principais cuidadoras da família e, portanto, são responsáveis por fazer compras para toda a casa, incluindo alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e muito mais. Além disso, elas têm uma grande influência na tomada de decisão de compra da família.
Um outro estudo realizado pela BabyCenter, uma empresa especializada em produtos e serviços para bebês e crianças, mostrou que as mães são responsáveis por mais de 80% das decisões de compra em relação a esses segmentos.
Além disso, as mães são muito ativas nas redes sociais, trocando informações e recomendações com outras mães. Elas formam comunidades online, onde compartilham dicas, ideias e experiências de compra. E isso pode ser uma grande oportunidade para as empresas que sabem como se conectar com essas comunidades.
Por isso, é relevante que as empresas estejam presentes nas redes sociais, criando um relacionamento de confiança com esse público. A Social Media Today aponta que cerca de 90% das mães estão presentes nas redes sociais, sendo o Facebook a plataforma mais utilizada.
É importante destacar que, apesar de serem responsáveis por grande parte das compras no mercado e terem uma grande influência na tomada de decisão de compra da família, as mães ainda enfrentam muitos desafios em relação à sua jornada dupla de trabalho. Além de trabalharem fora, muitas vezes elas ainda precisam se dedicar aos cuidados com a casa e com a família.
Isso faz com que as mães tenham uma rotina muito cansativa e estressante, o que pode impactar na sua saúde física e mental. Além disso, muitas vezes elas não têm o reconhecimento e a valorização que merecem por todo o trabalho que realizam.
Por isso, é importante que as empresas e a sociedade como um todo reconheçam a importância das mães não apenas como consumidoras, mas também como profissionais e cuidadoras da família. Devemos trabalhar juntos para garantir que as mães tenham acesso a políticas públicas e privadas que possam ajudá-las a conciliar suas responsabilidades profissionais e familiares, e a desempenhar seus papéis de maneira mais saudável e equilibrada.
Afinal, oferecer um ambiente de trabalho que valoriza a diversidade e a inclusão, que proporciona um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, e que oferece políticas de licença-maternidade e paternidade justas, é um importante passo para valorizar e reconhecer o papel das mães na sociedade e no mercado de trabalho.
Assista ao nosso vídeo para aprender ainda mais sobre o assunto!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo comerciante!







